19 de maio de 2011

Matureia: Emater Registra Maior Chuva do Ano

        O município de Matureia registrou ontem (16) a maior chuva do ano. Dados fornecidos pelo escritório local da Emater revelaram que o pluviômetro oficial alcançou a marca de 102 milímetros. Além da perspectiva de farta lavoura, a recarga hídrica dos açudes privados e da reserva que abastece a população já afasta a possibilidade de crise no abastecimento.

        De acordo com o chefe da Emater local, choveu este ano 764.1milímetros, ou seja, um volume superior a média anual que é de 600 milímetros. Os meses de janeiro, abril e maio obtiveram os maiores índices pluviométricos. Até o dia 16 de maio choveu praticamente a soma do mês de abril inteiro, o que significa que esse inverno se prolongará para os meses de junho e julho.

        As previsões para a colheita também são as boas. Segundo o chefe da Emater Hildenêr Lucena, haverá uma produção de grãos, principalmente e de milho e fava e feijão bem maior que anos anteriores. Quanto aos pomares domésticos distribuídos na zona rural, que somam um total de 170, a previsão também é ampliação da produção de frutas.

        Alguns açudes já sangraram como o reservatório das Comunidades Pedra Lavrada e Conceição. Outros já estão próximos da capacidade máxima de armazenamento. O açude Riacho das Moças que abastece a população de Matureia e Teixeira também recebeu água durante as últimas chuvas. Ele está com 65,4% da capacidade de armazenamento segundo dados da AESA.

Matureia1
Fonte:SitePrefeitura

Comente