6 de outubro de 2011

Festa do padroeiro supera expectativas da paróquia de Matureia

Foi realizada, entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, a festa do padroeiro da cidade de Matureia (PB), São Francisco de Assis. Durante três noites, o público curtiu apresentações de forró, músicas religiosas, leilões e festival de prêmios. As festividades começavam sempre após a celebração da missa, na igreja matriz. Na sexta-feira (30), a comunidade católica curtiu atrações de forró e grupos de louvores. Apresentaram-se o padre Carlinhos e a Banda Resgate, da cidade de Sumé (PB), o Forró do Puxincói e a Banda Puro Veneno. Na segunda noite de festa (1), o público dançou ao som das bandas Doce Pecado, Forró Cheiro da Terra e do cantor Lenilson Nunes. 

No domingo (2) a banda Forró Improvisado, os emboladores Naldo e Naldão e a dupla Erinaldo e Daniel, a mais nova revelação na música romântica, encerraram os shows dedicados ao padroeiro do município. A noite de festa contou ainda com a realização de um festival de prêmios. Maturenses e visitantes participaram dos sorteios. Durante as três noites, os grupos e movimentos pastorais dedicaram-se a vender lanches e artigos religiosos aos participantes. Para o padre Sebastião Nóbrega, administrador da paróquia, as comemorações deste ano foram mais positivas que o esperado. 

“Este ano a festa do padroeiro superou as nossas expectativas. Principalmente no que diz respeito a participação mais ativa da comunidade, que tem se mostrado muito prestativa à paróquia”, comentou. Assim como nos anos anteriores, as homenagens ao padroeiro, que recebeu o título de Santo Protetor da Vida e Defensor da Criação, foram divididas em duas etapas: a festa religiosa e a festa social. 

De 14 de agosto a 24 de setembro, a imagem do santo foi transportada em peregrinação por todas as comunidades rurais e algumas residências urbanas de Matureia, onde se realizaram missas e novenários. A festa do padroeiro, que a cada ano passa por melhorias, tanto de infraestrutura quanto na participação da comunidade, foi considerada satisfatória para o público e para a organização do evento. 

“O único ponto negativo da festa foi o triste acontecimento da morte do Padre Jerônimo Medeiros, de Santa Luzia (PB), uma notícia que abalou toda a comunidade católica,” lamentou o padre Sebastião.


Edição Maturéia1