10 de setembro de 2012

"Aviso de Privacidade" que circula pelo Facebook é falso.

Se o usuário concordou com os termos de uso da rede social, não é um aviso no mural que irá alterar as possíveis implicações jurídicas no uso de informações. Começou a se disseminar pelo Facebook uma nova informação falsa - felizmente não é uma mensagem contendo malwares ou links maliciosos, mas não deixa de ser um inconveniente. 

O texto, intitulado como "Aviso de privacidade" diz que o usuário deve copiar e colar (ou compartilhar) a própria mensagem para evitar que as informações publicadas em seu mural sejam apropriadas pela rede social.

Isso porque a companhia teria aberto o seu capital.

Internautas mais cuidadosos sabem que uma coisa não têm nada a ver uma coisa com a outra, e que a informação é potencialmente um hoax (notícia falsa que se espalha facilmente). Em primeiro lugar, uma vez que você marcou a caixa "concordo" quando o Facebook perguntou sobre os termos de uso no momento do cadastro, já firmou um acordo com a empresa, e não é uma publicação no mural dizendo o contrário que poderá alterar qualquer possível implicação jurídica no uso de suas informações. Se você esqueceu, pode consultar novamente o documento por aqui.

Em segundo lugar, de acordo com os próprios termos do Facebook, "você é proprietário de todo o conteúdo e informações que publica". Ou seja, a rede não será dona dos seus dados, mas pode utilizá-los para diversas finalidades - o que também está detalhado nos termos.

Por último, o fato de ter aberto o capital não faz com que a política de privacidade seja alterada. São duas coisas totalmente distintas: o IPO possibilitou ao Facebook comercializar as ações na bolsa de valores, o que tem reflexo apenas nos negócios da empresa. Para dar mais um ar de veracidade, é citado um conjunto de leis referido como "UCC 1-103 1-308", que não tem nada a ver com privacidade de conteúdos online.

Essa notícia já circulava há alguns meses, justamente após o IPO, mas apenas em inglês. Na época, o site Snopes, especializado em analisar a veracidade de virais na web, já havia declarado que tudo não passa de uma mentira. Pelo jeito, algum lusófono resolveu traduzir e disseminar a farsa. Veja abaixo a mensagem na íntegra.

"O Facebook é agora uma entidade de capital aberto. Recomenda-se a todos os membros que afixem um aviso semelhante a este, ou se preferir pode copiar e colar esta versão. Se não publicar tal declaração pelo menos uma vez, então está indirectamente permitindo o uso público de itens como suas fotos e as informações contidas em suas actualizações de status.

AVISO DE PRIVACIDADE: Aviso - qualquer pessoa e / ou instituição e / ou agente e / ou Agência de qualquer estrutura governamental, incluindo, mas não limitado ao Governo Federal dos Estados Unidos, também usando ou monitorando este site ou qualquer um dos seus sites associados, NÃO tem a minha permissão para utilizar qualquer uma das informações do meu perfil, nem qualquer parte do conteúdo aqui contida, incluindo, mas não limitado às minhas fotos, e / ou os comentários feitos sobre as minhas fotos ou qualquer outra "imagem" de arte publicado no meu perfil. Você está aqui notificado que está estritamente proibido de revelar, copiar, distribuir, divulgar ou tomar qualquer outra ação contra mim com relação a este perfil e os conteúdos do mesmo. As proibições anteriores também se aplicam a seu empregado, agente de estudante, ou qualquer pessoal sob sua direção ou controle. O conteúdo deste perfil é privado e as informações confidenciais e sigilosas. A violação da minha privacidade pessoal é punível por lei. UCC 1-103 1-308." 

Gizmodo | Edição Matureia1.com