20 de novembro de 2017

Vereador de Maturéia tem requerimento aceito e município ganha 80 exames de Próstata

O Vereador da Câmara Município de Maturéia, Carrim de Deca, teve seu requerimento aceito pela prefeitura do município junto com a Secretaria de Saúde.

O requerimento pede que 80 exames de próstata sejam disponibilizados para atender a população, sendo 50 exames de PSA e 30 de toque.

O exame PSA - antígeno prostático específico  - realizado por meio de um exame de sangue - é usado principalmente para pesquisar câncer de próstata em homens que não apresenta ou não constitui sintomas. É também um dos primeiros exames realizados em homens que apresentam sintomas que podem ser causados ​​pelo câncer de próstata.

Já o exame de toque é realizado através do toque retal, a próstata poderá ser avaliada internamente. O exame pode identificar doenças benignas, inflamações no canal retal e uma das doenças mais graves e temidas pelos homens: o câncer de próstata.
O que é o Câncer de Próstata?  
O câncer de próstata, em geral, cresce muito lentamente e grande parte das vezes não produz sintomas na fase inicial, porém, pode-se manifestar através de dificuldade em urinar ou urina escura, por exemplo, que é comum a outros problemas como hiperplasia benigna da próstata.

Geralmente, o tratamento pode ser feito com cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, dependendo do estadiamento da doença, que quando é descoberta ainda na fase inicial, tem maiores chances de cura.

Este tipo de câncer é mais comum a partir dos 65 anos de idade e é diagnosticado através de exames específicos como toque retal, exame de sangue ao PSA e confirmado através de biópsia que é indicada pelo proctologista.
O vereador agradece ao Prefeito, José Pereira, e ao secretário de Saúde do município.


Redação | Matureia1.com.br