Depois de uma audiência hoje pela manhã no Fórum da Comarca, entre professores e representantes da Prefeitura de Matureia, onde não se chegou a um acordo, os representantes da Prefeitura decidiram por cancelar o aumento que seria votado hoje à tarde pela Câmara Municipal daquela cidade.
Ano passado os professores entraram na Justiça com duas ações, pedindo o rateio do Fundeb, no valor de R$ 54.000,00 e um aumento salarial de 22%.
A prefeitura de Matureia pagou R$ 57.000,00 de rateio e negociou com o Sindicato dos Professores um aumento de 37%, bem acima dos 22% pedidos na Justiça.
Segundo o Procurador Jurídico da Prefeitura de Matureia, Dr. Manuel Vilar, "em face do acordo amplamente favorável à categoria, esperava-se que as ações fossem retiradas".
Como os professores insistiram na manutenção das ações contra a prefeitura, havia o risco de, além dos 37% que seriam dados, a Justiça ainda conceder os 22% pedidos na ação, o que levaria o aumento para 59%.
Assim, a Prefeitura decidiu pela retirada da proposta de aumento, que já estava na Câmara e seria votada na tarde de hoje. Segundo informações obtidas junto a funcionários da Prefeitura, os salários de abril já seriam pagos com o aumento. Agora, não serão mais.
O Jornal da Serra tentou manter contato com o Prefeito Daniel Dantas, mas o mesmo encontra-se na Capital do estado, onde foi participar de uma reunião com o Governador para discutir ações de combate à seca.
Texto e foto: Thadeu Filmagens | Edição Maturéia1