Na Paraíba, a Lei Geral foi regulamentada em 118 municípios, o que representa 52,9% das cidades com a legislação em vigor. Embora a Lei tenha sido aprovada, ações práticas em benefício às micro e pequenas empresas (MPE), como a ampliação do uso do poder de compra, desburocratização, incentivo ao empreendedor individual e institucionalização do agente de desenvolvimento, ainda são pontuais.
De acordo com a gestora de Políticas Públicas do Sebrae Paraíba, Bera Wilson, a implementação da Lei Geral cria um ambiente favorável para a criação e desenvolvimento dos pequenos negócios, dinamizando a economia do município e consequentemente do país. São ações como a desburocratização da abertura e regularização de empresas, renovação de licenças e promoção de acesso a mercados. Outro ponto importante da legislação é o estímulo à participação dos pequenos negócios nas compras governamentais, oferecendo vantagens competitivas em relação às empresas de médio e grande porte.
Embora seja um instrumento de promoção do desenvolvimento econômico e social, a Lei Geral ainda está fora da pauta de gestores públicos e dos candidatos aos cargos de prefeito e vereador do Estado. Para inserir nos programas de governo ações de desenvolvimento dos municípios através dos pequenos negócios, o Sebrae Paraíba vai entregar nos comitês dos candidatos a prefeito de João Pessoa o “Guia do Candidato Empreendedor”, que conta com 10 passos e 100 ações que os gestores podem adotar para geração de emprego e renda através das MPE. Nos municípios do interior, o guia será distribuído pelas agências regionais do Sebrae.
Bera Wilson explicou que a publicação foi produzida pelo Sebrae Nacional e espera ser utilizada como uma agenda de compromissos dos candidatos. “Na Paraíba, as MPE representam 97% das empresas formais instaladas no Estado. São estas empresas que empregam boa parte da população. É necessário que os gestores percebam a importância dos pequenos negócios e invistam no processo de desoneração, incentivo e desburocratização do o dia a dia dos micro e pequenos empresários e empreendedores individuais”, disse a gestora de Políticas Públicas do Sebrae Paraíba.
No “Guia do Candidato Empreendedor”, os gestores e candidatos terão acesso a um leque de sugestões já colocadas em prática por centenas de prefeitos de todo o país e que foram acompanhadas de perto pelo Sebrae. O documento aponta que o desenvolvimento sustentável e o apoio aos pequenos negócios devem estar na lista de prioridades da administração pública e atuar com o setor produtivo, trabalhadores e sociedade. O documento está disponível no site http://www.sebrae.com.br/customizado/lei-geral/
Número de MPE na Paraíba
As MPE representam 97% das empresas formais instaladas na Paraíba. De acordo com dados da Receita Federal, em junho deste ano, o estado contabilizava 112.050 micro e pequenas empresas e empreendedores individuais. Apesar da quantidade expressiva, estima-se que estas empresas consigam participar em 58% dos processos licitatórios federais e em 42% das compras estaduais.
Bera explicou que o Sebrae Paraíba, em parceria com os poderes públicos, está estimulando a implantação de Programas Estaduais e Municipais que contemplem o uso do poder de compras governamentais para o desenvolvimento dos pequenos negócios. “Estas ações são instrumentos de fortalecimento de atividades produtivas, gerando emprego e renda, que possibilitam inovações tecnológicas, organizacionais e gerenciais, além de elevar o padrão de desempenho e competitividade das empresas”, disse Bera Wilson.
Para reforçar a participação das MPE nas compras governamentais, assim como o fortalecimento das micro e pequenas empresas e o desenvolvimento econômico e social dos municípios paraibanos, o TCE encaminhou, recentemente, às prefeituras de todo o Estado um documento solicitando a regulamentação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa No 123/06. O prazo para regulamentação da legislação, que está em vigor desde dezembro de 2006, se esgotou em dezembro de 2007. No Estado, dos 223 municípios, apenas 35 responderam à solicitação do TCE.
Os 10 passos para o desenvolvimento e a prosperidade do seu município
(cada passo tem 10 ações relacionadas)
Passo 1- Preparar Gestores e Servidores Públicos para o Desenvolvimento
Passo 2 - Apoiar a formalização e o sucesso dos Microempreendedores Individuais
Passo 3 - Prestigiar os Comerciantes do município
Passo 4 - Fortalecer os Empreendedores da Indústria e atrair investimentos
Passo 5 - Modernizar e profissionalizar as atividades dos Prestadores de Serviços
Passo 6 - Promover os Empreendedores do Turismo como indutores do Desenvolvimento
Passo 7 - Facilitar o associativismo dos Agricultores Familiares e consolidar seus avanços
Passo 8 - Articular o acesso à tecnologia pelos Produtores Rurais para agregar valor à produção
Passo 9 - Qualificar os empreendedores para os desafios da Sustentabilidade
Passo 10 - Estimular o ensino do Empreendedorismo e a Cultura da Cooperação
Agência Sebrae-PB| Edição Matureia1.com