Na lista, estão as candidatas Maria Ivoneide (PTB), Luiza Marcela (PT), Patrícia Fernandes (PTB), Mércia Ramos (PSB), Cláudia Maia (PDT), Liêuda da Silva (PSB), Roberta Fernandes (PDT), Maria de Lourdes (PSB), Maria Lindano (PSD) e Milany Maria (PSDB). Já Vanessa Barbosa (PDT) recebeu apenas um voto.
Maturéia tem 2.413 (48,75%) de eleitores homens e 2.537 (51,25%) mulheres, totalizando 4.950.
O recorde de Maturéia foi apontado no levantamento feito pela TV Globo em parceria com a agência de dados Gênero e Número mostra que a cota de 30% fez o número de candidatas “voto zero” explodir. Eram pouco mais de 1.850 em 2008 e foram quase 14.500 nessas eleições. Isso dá 10% de todas as candidatas.
Entre os homens, apenas 0,6% ficaram sem votos. As mulheres são mais da metade da população brasileira, mas têm presença ainda muito pequena na política. Para mudar isso, uma lei de 2009 determinou uma cota mínima de 30% de mulheres candidatas nas eleições proporcionais.
A intenção era que os partidos convidassem lideranças femininas e preparassem as mulheres para concorrer para valer, só que muitas delas estão só cumprindo tabela, numa competição ainda dominada pelos homens.