Nesta quinta-feira (15/09) foi realizada a abertura da 1ª Conferência Municipal da Juventude de Teixeira. O evento aconteceu na Escola Sebastião Guedes da Silva e contou com a presença de várias autoridades municipais.
Estiveram presentes os secretários municipais: José Leudo – Planejamento, José Guedes – Meio Ambiente, Maria da Paz – Educação e Isabel Cristina – Ação Social, Isabel também representou o Prefeito Wenceslau Marques que está em Brasília.
Marcou presença a Coordenadora do PROJEM Joana D´ark, a Coordenadora do PETI Ana Helena, o professor Djalma Batista, o escritor Matias Marcelino Campos e o Diretor da Escola Estadual Lindon Johnson.
A conferência municipal que a prefeitura esta realizando em parceria com os projetos do PROJEM é uma preparação para a conferência estadual e nacional de políticas públicas da juventude organizadas pelo governo federal, marcada para dezembro deste ano, em Brasília, e tem como tema “Conquistar direitos, desenvolver o Brasil!”. A conferência estadual está sendo organizada pelas Secretarias de Estado da Articulação Social, da Cidadania e dos Direitos Humanos e ocorrerá em setembro de 2011.
A principal finalidade da Conferência municipal é eleger o Conselho Municipal Hoje foi aprovado o Regimento Interno do Conselho, amanhã serão debatidas as prioridades e propostas que serão discutidas nas etapas regionais e depois apresentadas na etapa nacional.
“Queremos discutir o texto base que vai dar o suporte ao estatuto da juventude e fazer uma adequação para nossa realidade, iremos ouvir o grito da juventude, anseios e desafios”, disse o secretário de planejamento, José Leudo Farias Alves.
São cinco temas proposto: Direito ao Desenvolvimento Integral, Direito ao Território, Direito à Experimentação e Qualidade de Vida, Direito à Diversidade e à Vida Segura, e Direito à Participação. Também farão parte das discussões os assuntos como educação, trabalho, meio ambiente, lazer e segurança.
Inseridos nesses temas, estão os eixos a serem trabalhados visando atingir os objetivos que devem organizar as políticas de emancipação e do desenvolvimento integral dos jovens, passando pela afirmação de novos direitos específicos, segundo define o texto da conferência nacional.
A conferência busca organizar as políticas de emancipação e do desenvolvimento integral dos jovens, “Esta é a oportunidade para a juventude começar a se mobilizar. Além disto, é o momento para os nossos representantes começarem a fomentar as ações de políticas públicas voltadas a juventude”. Frisou a secretária Isabel Cristina.
Tivemos ainda a apresentação do grupo de dança do PROJOEM da cidade de Teixeira, que representou um variado repertório da cultura brasileira.
E para finalizar a noite de abertura apresentou-se o grupo musical Sintonia do Amor, composta por jovens evangélicos da I Igreja Batista de Teixeira. Amanhã continua a conferência no Centro de Convivência do idoso. Confira a programação de Amanhã sexta-feira (16/09).
08hs - Café da manhã
08h30min - Apresentação da Fanfarra do PETI
08h45min - Acolhida
09hs - CONFERÊNCIA
TEMA: Direito à experimentação e qualidade de vida
CONFERENCISTA: Drª. Mayara de Fátima Martins de Souza – Secretária do Conselho Estadual de Assistência Social
10hs - Caixa de perguntas
10h20min - CONFERÊNCIA
TEMA: Direito a diversidade e a vida segura - Direito a Participação
CONFERENCISTA: Dr. Danilo – Assessor do Centro de Referencia Especializado de Assistência Social – CREAS – Teixeira PB.
11hs - Caixa de perguntas.
11h30min - Apresentação Cultura.
12hs - Almoço.
13hs - Trabalho em Grupo.
15hs - Apresentação das propostas.
16hs - Eleição dos Delegados a Conferência Estadual.
Maturéia1
Fonte:Teixeira1